ele nasceu no Peru, e sabia que sem precisar ir muito longe podería descobrir lugares mundialmente famosos, mas, devido a que não tinha muito dinheiro, sabia que precisaria de uma estratégia.
O mais sensato era começar por perto, ir para Machu Picchu! Foi assim que economizo o dinheiro necessário para uma viagem de 4 dias, não dava para muito conforto, mas naquela época isso não importava, e foi assim que no final do ano de 1998 ele partiu para essa aventura.
A experiência foi incrível, ele havia conhecido um dos lugares mais bonitos do planeta! Porém, havia duas coisas que o incomodavam. A primeira, por desconhecimento, não ter planejado a possibilidade de pegar um trem para ir ver o Lago Titicaca na cidade vizinha de Puno, e a segunda, o ter que voltar sem saber quando teria uma nova chance de estar tão perto daquele lago, famoso por ser o lago navegável mais alto do mundo.
"Turistas vêm da China e pagam muito dinheiro para ver aquele lago, e eu estava tão perto. Não podia perder essa oportunidade!"
Foi aí que começou a verdadeira aventura, sem nada ter planejado e se resistindo a ter que voltar sem conhecer aquele lago, ligou para seus pais para avisar que havia uma mudança de planos e que não tinha data de retorno, e deu início a uma jornada de mochila que o levaria a conhecer não só o lago Titicaca, mas também a cidade de La Paz e o Salar de Uyuni na Bolívia e o deserto de Atacama e Santiago do Chile, no Chile. Avançando um destino após o outro, a logística, o planejamento e o financiamento foram improvisados a cada dia, houve muito sacrifício, mas isso foi mais do que recompensado pelas experiências e a satisfação de ter conhecido algumas das mais belas atrações da terra.
De volta, no conforto de sua casa, acompanhado de amigos e familiares, percebeu a quantidade de pessoas que havia conhecido, as anedotas que havia vivido e como aquela viagem o transformo sua vida. Essa energia era contagiante e todos que ouviram falar da suas aventuras estavam ansiosos para querer fazer aquela viagem, porem, era um roteiro complexo e ficavan cheios de dúvidas e inseguranças sem saber por onde começar.
Para sua surpresa, quem mais insistiu em fazer aquela viagem foram seus pais, mas esse tipo de roteiro não são encontrados em agências tradicionais e estava claro que fazer un mochilão não era para uma opção para eles. Então o que fazer?
"Não era justo negar para meus pais a possibilidade de conhecerem aqueles lugares incríveis que eu tive a sorte de conhecer, no final, só se vive uma vez!."
É assim, que com toda a experiência e conhecimentos que ele tinha adquirido, se propôs a montar um roteiro zero stress, com o equilíbrio perfeito entre aventura e conforto. Foi assim que nasceu um roteiro de 13 dias que o chamariam de Peru, Bolívia e Chile.
“Para os meus pais foi a melhor aventura da suas vidas, imaginem duas pessoas maduras sem experiencia neste tipo de viagens multidestino com logística complexa. Eles puderam visitar lugares maravilhosos que de outra forma nunca teriam conhecido. Ficaram fascinados, tanto que até hoje não param de falar sobre isso sempre que é possível.
Para mim, organizar a viagem foi um desafio, a minha estratégia foi um planeamento flexível, seguro e com um apoio operacional do dia a dia, a ideia foi eu fazer o trabalho pesado por eles, para que a sua única preocupação seja aproveitar ao máximo da sua aventura."
Depois dessa experiência surgiu a ideia do negócio, Renzo decidiu criar um sistema para que qualquer um pudesse fazer esse tipo de roteiros multidestino aproveitando o conhecimento e suporte de especialistas locais, dessa forma não teriam que inventar a roda toda vez. O sistema foi se aperfeiçoando ao longo dos anos e foi se expandindo para outros destinos da América do Sul, e assim nasceu a Explora, que hoje opera em 5 idiomas com representantes nos principais países da região.